terça-feira, 17 de julho de 2007

O Paleolhar da Televisão

A imagem, acima, é uma montagem com uma cena do filme Videodrome de David Cronenberg.

"(...) Televisão é o olho contra olho, olhar contra olhar. Endoscopia vídeo-eletrônica para dentro das salas e das almas cotidianas, dose diária de um "midiacamento" insuportável e insubstituível, mistura de elixir e droga, que provoca reações variadas no paciente, de náusea ao vício... O olhar da televisão é endoscópio, cateter que penetra nos divertículos mentais e emocionais do dia-a-dia urbano: é o soma huxleyano dos urbanitas. Quem assiste televisão é assistido por ela."

Décio Pignatari, O Paleolhar da Televisão. O Olhar, Org. Adauto Novaes. Ed. Cia das Letras.

Um comentário:

élida_diz disse...

Este pensamento de que a tv é endoscópica, é interessantíssimo, quase toda programação da tv fala dela mesma, temos muitos programas que falam de programas que passam na própria televisão. Programas que falam de novelas, da programação de certos canais, por exemplo, so me deixam pensar ainda mais sobre o pq de tanto vício, talvez seja a preferência pela linguagem icônica do que pela lógico-verbal, ou talvez por pura sintaxe coordenativa por ser democrática e te fazer pensar que é superior.
O homem é assistido pela tv ou ela a assiste? ele é o refém dela, ou ela é refém dele? bem...os dois, pois se a tv se diversificar muito ela perderá o seu público, e o homem já se tornou possuidor do vício de olhar para as ondas televisivas.

haa... indido leitura do Paleolhare de um outro texto relacionado que é Televisão Là Sério de Arlindo Machado.